"Vamos realizar uma incursão por este trabalho, fruto de muita pesquisa, no qual a autora detalha extensamente como se tem jogado o jogo das políticas educacionais para a educação pública nas últimas décadas. Como a torcida em um campo, vamos ver como se comportam os adversários nesse processo que define táticas e estratégias.
Vamos ver como vai tornando-se possível montar o quebra-cabeça das forças aparentemente ocultas que definem as políticas educacionais e qual é a origem, o objetivo e a identidade delas. É gritante o papel que a as agências de financiamento internacional exercem ao "ajudarem" os governos locais com recursos acompanhados sempre de condicionalidades. As condicionalidades funcionam como verdadeiras algemas, mas os competentes, subservientes e zelosos defensores dos interesses do capital local e/ou internacional recebem-nas em nome de toda a sociedade: intervenção sim, mas com consentimento.
A leitura do trabalho ao mesmo tempo que traz ao leito, e em especial aos educadores, uma compreensão do que realmente a política educacional oficial está nos impondo, instiga-nos também sobre as responsabilidades de continuarmos pensando em como superar qualitativamente a civilização do capital. A visão crítica aqui externada é fonte de novas esperanças." - José Luís Sanfelice
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Autor |
Maria Abádia da Silva |
Editora |
AUTORES ASSOCIADOS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
234 |
Ano de edição |
2002 |
Número de edição |
1 |