O advento de novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) vem acentuando a tendência de transformar produtos em serviços, resultando em novos modelos de negócios e de novas trajetórias de inovação centradas no conhecimento, inovação e compartilhamento de informações. A transformação de produtos em serviços tem provocado a reestruturação de cadeias produtivas e transferido o foco dinâmico dos elos relacionados à produção para aqueles vinculados a atividades intensivas em conhecimentos como P&D, serviços técnicos, marketing digital e relacionamento com clientes. Observa-se também o crescimento de atividades relacionadas a serviços no âmbito da produção industrial.
Tais mudanças vêm abrindo caminho para inovações disruptivas em modelos de negócios baseadas no princípio de compartilhamento, uma forma híbrida entre possuir e usar. Inovações disruptivas criam novos mercados e redes de valor, substituem tecnologias existentes e podem destruir modelos de negócios assentados em tecnologias consolidadas cujos processos operacionais já foram otimizados pelo aprendizado cumulativo. O modelo de compartilhamento inova ao vender desempenho ao invés de produtos, focalizando no que é essencial e imediato para o usuário. Sua grande vantagem é reutilizar módulos, promover a desintermediação e aproveitar a capacidade ociosa existente em diferentes ativos para atender necessidades dos consumidores com menor necessidade de novos investimentos.
O livro tem apoia o estudo das inovações em serviços e da economia do compartilhamento em cursos de graduação e pós-graduação em Economia, Administração, Engenharia, Direito, Desenho Industrial e áreas interdisciplinares. Visa também dar suporte a pesquisadores, empreendedores e investidores que desenvolvem novos modelos de negócios baseados em serviços. Os autores são profissionais oriundos de diferentes áreas do conhecimento, que buscam utilizar um referencial teórico comum e oferecer uma visão interdisciplinar sobre inovação em serviços voltados para o caso brasileiro. Visa mostrar como a evolução tecnológica abre oportunidades para a inovação em serviços e em modelos organizacionais, explorar o processo de aprendizado cooperativo em redes, entender alternativas de monetização de serviços digitais e avaliar como as TIC vem sendo utilizadas para promover a inovação e a competitividade em diferentes áreas da atividade econômica incluindo os setores bancário e financeiro, educação, saúde, turismo e serviços culturais.
Código: |
L004-9788571440418 |
Código de barras: |
9788571440418 |
Peso (kg): |
0,539 |
Altura (cm): |
24,00 |
Largura (cm): |
17,00 |
Espessura (cm): |
1,80 |
Autor |
ALESSANDRO MAIA PINHEIRO |
Editora |
SARAIVA UNI |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
344 |
Ano de edição |
2019 |
Número de edição |
1 |