A identidade do professor é um tema que tem despertado inúmeras reflexões e discussões. Existem consensos sobre como se dá essa construção: a identidade, especificamente a profissional, resulta de relações entre indivíduos em dado espaço com componentes biográficos e relacionais – intersecção entre a identidade para mim e a identidade para os outros. Pretendo demonstrar que há relações entre identidade-sociedade-representações sociais, ou seja, a convergência entre indivíduo e sociedade mediada pelas representações sociais. Considero que a inserção dos indivíduos no mundo social e a interação entre os diferentes sujeitos ocorre com base em sistemas de representações e atitudes (religião, moral, normas jurídicas, educação, identidades e papéis sociais) que asseguram canais de via dupla para a comunicação. Portanto, essa construção implica num processo de inserção e de aceitação social. A autoridade moral reconhecida na figura do professor e a crença do próprio professor da relevância dessa autoridade são elementos que nos permitem considerar como fulcrais para sua legitimação, revelando, assim, uma simbiose entre biografia individual e aspectos relacionais.
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| Autor | Alberto Albuquerque Gomes |
| Editora | CRV |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 204 |
| Ano de edição | 2021 |
| Número de edição | 1 |

