O entrelaçamento de conteúdos de história da educação, formação docente, estudos curriculares e práticas de ensino, ao mesmo tempo que demonstra a diversidade das pesquisas, remete à visão convergente das peculiaridades do lócus amazônico como foco permanente. Assim, os leitores e leitoras estão diante da diversidade de temas e pesquisas, mas, também, da convergência de local, de foco e incisão específica e peculiar. E, certamente, esta constitui a principal riqueza deste livro. Neste sentido, entrelaçar o passado retratado nas histórias da educação, com a problemática da formação docente atualizada e os avanços e dificuldades das várias práticas de ensino nos alertam para o que Le Goff chamou de “inseparabilidade do passado com o presente” e a necessidade, a meu ver, de valorizarmos cada vez mais o que denominamos história da educação do tempo presente. Podemos constatar uma dupla aprendizagem neste livro. Uma fica evidente para os leitores e as leitoras que, pelo conteúdo veiculado, terão à sua disposição verdadeiras aulas sobre o tema geral “educação na Amazônia” focado a partir dos textos produzidos pelas pesquisas encetadas pelos autores e autoras desta coletânea. E outra aprendizagem se evidencia na própria escrita, no exercício de comunicar e de escrever – que, para o pesquisador, é absolutamente fundamental. Pesquisa que não é comunicada deixa de cumprir uma das suas tarefas principais que é a de produzir e veicular conhecimento.
| Código: | L002-9788544429501 |
| Código de barras: | 9788544429501 |
| Peso (kg): | 0,510 |
| Altura (cm): | 23,00 |
| Largura (cm): | 16,00 |
| Espessura (cm): | 1,80 |
| Autor | Antonia Fladiana Nascimento dos Santos |
| Editora | CRV |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 294 |
| Número de edição | 1 |

