Apesar de toda a insistência dos linguistas sobre inadequação descritiva e explicativa da gramática escolar, desde pelo menos o final dos anos sessenta do século XX, e apesar de toda a bateria de propostas pedagógicas de ensino de português como língua materna que excluem o ensino da gramática na escola, a gramática continua tendo lugar de destaque no contexto do ensino de português. [...] A proposta deste livro se justifica pela necessidade de termos uma exposição, em suas linhas gerais, da teoria que sustenta a gramática escolar, assim como de sua história, que venha a dar suporte ao professor de português (e ao estudante de Letras) que, por desconhecer outras teorias ou por, deliberadamente, optar por conduzir sua reflexão linguística a partir dos balizamentos propostos na gramática escolar, pretenda usá-la como guia para a reflexão metalinguística na escola (ou nos cursos de Letras). Da mesma forma, este livro pode ser de muita utilidade para aqueles que, convencidos de que a gramática escolar não é uma boa teoria das línguas naturais, pretendam refutá-la.
Código: |
L004-9786587448916 |
Código de barras: |
9786587448916 |
Peso (kg): |
0,771 |
Altura (cm): |
22,00 |
Largura (cm): |
15,50 |
Espessura (cm): |
3,00 |
Autor |
José Borges Neto |
Editora |
EDITORA UFPR |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
529 |
Ano de edição |
2022 |
Número de edição |
1 |