Todo livro tem uma história, e esse não é diferente. Como toda história, é dificil atribuir um fato ou um personagem que indique quando esse projeto se iniciou, isto é, História Cultural das Ciências e Educação: Discutindo Fronteiras foi um livro desenvolvido a partir de vários acontecimentos. Entretanto é possível afirmar que suas origens estão nos diálogos e nos encontros tanto de pessoas como de áreas do saber.
A História Cultural das Ciências busca ressignificar seu objeto de estudo ao compreender as ciências como práticas que sustentam diferentes modos de significação. Assim, ela busca entender o que tem sustentado a ciência socialmente, culturalmente e materialmente e quem se beneficiou ou não com sua formação. Perspectivas como essas estudam casos históricos com vistas a analisar a circulação do conhecimento, como forma de problematizar e eurocentrismo e compreender a contribuição de diferentes lugares, pessoas e materiais na formação das ciências. Isso inclui atores sociais não visibilizados, como escravizados, indígenas e mulheres.
Essa virada na História das Ciências acaba por problematizar as desigualdades, violências e intercâmbios que perpassam o desenvolvimento cientifico e com isso se mostram potenciais caminhos para as temáticas hoje consideradas importantes na Educação em Ciências. É importante sempre lembrar que a educação é um ato politico e, dessa forma, pensar o ensino de ciências é desenvolver um projeto de sociedade.
| Código: |
L002-9786555635799 |
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9786555635799 |
| Peso (kg): |
0,618 |
| Altura (cm): |
23,00 |
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2,00 |
| Autor |
Ivã Gurgel |
| Editora |
LIVRARIA DA FÍSICA |
| Idioma |
PORTUGUÊS |
| Encadernação |
Brochura |
| Páginas |
426 |
| Ano de edição |
2025 |
| Número de edição |
1 |