• Gestão estratégica de universidade

A relevância da gestão planejada em organizações e, conseqüentemente, a busca de conhecimento e de análise do cenário externo para a definição de missão, objetivos, estratégias e metas a curto, médio e longo prazos está fundamentada no entendimento de que é necessário construir uma nova cultura administrativa que se antecipe às oportunidades conjunturais e minimize as ameaças do ambiente externo. Assim, o processo de planejamento estratégico da Faculdade de Estudos Sociais Aplicados (FA) da Universidade de Brasília (UnB) tem essa finalidade, essa determinação e esse propósito de construir a nova Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia, Ciências da Informação e Documentação (FACE) da UnB. Tal propósito implica, necessariamente, definir a missão da Faculdade levando em conta que, em última análise, sua formulação significa a primeira e mais abrangente escolha estratégica desse processo e que, dada a sua importância, não pode ficar reduzida a uma mera declaração formal. A mudança decorrente do processo enfatiza uma visão de futuro, ressaltando valores relacionados à excelência do ensino e aos meios de sua promoção, além da importância dada às pessoas, ao aprendizado contínuo e ao comprometimento com as demandas de Brasília e do país. Essa filosofia de atuação visa à definição de objetivos estratégicos, exeqüíveis e consistentes com as orientações estratégicas emanadas da direção da UnB, adotando como regra fundamental uma gestão eficaz, concentrada nos objetivos, programas, projetos e metas, de modo a favorecer o aproveitamento das oportunidades relevantes, a neutralização ou a redução de ameaças conjunturais e uma orientação do processo gerencial. O processo de planejamento estratégico pretende ser um instrumento eficiente e eficaz para elevar a FA à condição de referencial e modelo de gestão na Universidade de Brasília, aplicando as técnicas modernas de administração e gestão de recursos e fundamentando-se em um plano de ação apropriado às necessidades e anseios. Dessa forma, esse documento tem como finalidade descrever o processo de planejamento estratégico iniciado em 2001 pela Faculdade para orientar suas ações no quinqüênio 2002-2006, sob a forma de programas/projetos e metas, e correspondentes medidas de implementação em nível tático e operacional.

Código: L004-9788523008031
Código de barras: 9788523008031
Peso (kg): 0,360
Altura (cm): 22,40
Largura (cm): 15,50
Espessura (cm): 1,70
Autor Gileno Fernandes Marcelino
Editora EDITORA UNB
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 256
Ano de edição 2004
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Gestão estratégica de universidade