Em face da velocidade e da imprevisibilidade das mudanças, precisamos manter uma grande lucidez na análise e na prospectiva dos problemas educativos. Não há nada pior do que aderir, acriticamente, a modas ou modismos, a soluções “miraculosas” inventadas por alguém. Não há nada melhor do que exercer um pensamento crítico, informado, lúcido.
É por isso que obras como a de Marta da Cunha Santos e Noemi Boer são tão importantes, nesse caso a partir do triângulo gestão escolar, formação de professores e metodologias ativas. São três vértices decisivos para encontrar respostas para novos modelos de organização das escolas (gestão escolar), para novas formas de atuação dos professores (formação de professores) e para novas perspectivas pedagógicas (metodologias ativas).
A lógica triangular permite evitar dicotomias, infelizmente tão presentes no universo educativo, e imaginar diferentes equilíbrios ou triângulos. Nos próximos tempos, o melhor que poderemos fazer é conhecer as experiências que, em todo o mundo, estão a ser realizadas por professores, alunos e comunidades. Nessas experiências estão as sementes de um futuro que terá que ser escrito com diversidade. Já não estamos no tempo das “grandes reformas”, mas antes das “pequenas iniciativas”.
| Código: |
L002-9786525033921 |
| Código de barras: |
9786525033921 |
| Peso (kg): |
0,160 |
| Altura (cm): |
21,00 |
| Largura (cm): |
14,80 |
| Espessura (cm): |
2,00 |
| Autor |
Noemi Boer |
| Editora |
APPRIS |
| Idioma |
PORTUGUÊS |
| Encadernação |
Brochura |
| Páginas |
115 |
| Ano de edição |
2022 |
| Número de edição |
1 |