Uma educação que se pretenda emancipadora necessita de um caráter democrático, rompendo com a lógica de participação restrita, no sentido de construir e aperfeiçoar espaços democráticos de controle social e de tomada de decisão. Neste sentido, a realização de Conferências municipais, intermunicipais e estaduais preparatórias para a Conferência Nacional de Educação (CONAE) foi um importante espaço público no desafio de se construir uma democracia efetiva na gestão da educação, com oportunidade para profissionais da educação, mães/pais, estudantes e sociedade civil organizada na mobilização e discussão de perspectiva para a organização da educação nacional. Desta forma, este livro foi organizado a partir das principais temáticas suscitadas pelo Eixo V da CONAE, que trata sobre a "Gestão democrática, participação popular e controle social", nas conferências municipais e estadual, buscando contemplar diferentes olhares de pesquisadores sobre conceitos como democracia e participação, mecanismos e instrumentos para a promoção da democratização da gestão dos sistemas e das instituições escolares, sem a pretensão de esgotamento do assunto, mas no sentido de manter avivada essa discussão pelos leitores desta obra.
Código: |
L004-9788581928371 |
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Autor |
Adriana Dragone Silveira |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
115 |
Ano de edição |
2015 |
Número de edição |
1 |