A Geografia ocupa, no currículo escolar, um lugar privilegiado na formação da cidadania participativa e crítica. Ela ajuda os alunos a pensar a realidade e a atuar nela do ponto de vista da espacialidade, dimensão cada vez mais valorizada pela ciência geográfica dada a complexidade do mundo atual.
Esse livro sugere aos professores de Geografia que direcionem sua ação docente para o desenvolvimento de um pensar geográfico pelos alunos. Ensiná-los a construir conceitos geográficos e a desenvolver competências do pensamento pode auxiliar na contextualização espacial de fenômenos, estruturas e processos, no conhecimento mais profundo do mundo em que vivem, e na atuação mais consciente como cidadãos em escala local, regional, nacional e mundial.
O livro ressalta as possibilidades pedagógico-didáticas para estabelecer pontes entre os conceitos cotidianos e os científicos e, em especial, o papel do conhecimento cotidiano na construção de uma consciência espacial. A autora indica também ações didáticas numa abordagem socioconstrutiva de ensino, demonstrando suas potencialidades para a formação de sujeitos críticos.
PNBE-Professor
Código: |
L004-9788530805166 |
Código de barras: |
9788530805166 |
Peso (kg): |
0,235 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
1,10 |
Autor |
Lana de Souza Cavalcanti |
Editora |
PAPIRUS EDITORA |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
192 |
Ano de edição |
1998 |
Número de edição |
18 |