Esta obra, a partir da linha de pesquisa Políticas e Processos Formativos em Educação e do pensamento de Michel Foucault, procura abordar a temática sobre Educação Infantil pública no município de Urubici (SC). Com o intuito de compreender como se constituíram e se configuraram as práticas pedagógicas, a partir das relações de poder-saber, instrumentalizadas pela disciplinarização dos corpos infantis. Nesta perspectiva, buscamos analisar criticamente os dados à luz da genealogia foucaultiana como teoria/metodologia, trazendo à tona o conceito de genealogia nas suas relações de poder-saber sobre a infância. Com fundamento nas obras de Foucault “Vigiar e Punir”, “Do Governo dos Vivos” e “Microfísica do Poder” consideramos a importância da compreensão da dinâmica das relações de poder através dos gestos, dos comportamentos, das classificações e dos exercícios de docilização através da governamentalidade sobre a gestão das populações, como o poder que se exerce sobre os corpos. Em seguida descrevemos a arte de governar crianças nas práticas sociais, na assistência e legislação da infância no Brasil. Destarte edificamos uma visão genealógica, da Educação Infantil Pública do município de Urubici (SC), destacando a proveniência e a emergência na invenção das políticas no âmbito da assistência para a infância, nos movimentos de constituição e expansão da Educação Infantil pública, na arte de governar ao disciplinar os corpos, e as memórias de egressos da Educação Infantil pública, sendo que tais memórias foram arroladas a partir de pesquisa empírica.
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| Autor | Deivid Beckhauser Carmen Lúcia Fornari; Gaspar Diez |
| Editora | CRV |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 182 |
| Número de edição | 1 |

