• Fundamentos da educação do campo: História, legislação, identidades camponesas e pedagogia

A Educação do Campo é uma importante modalidade de educação escolar inclusiva que faz do processo de escolarização um espaço de emancipação da população rural brasileira, respeitando a diversidade, os valores e a identidade de um mundo que representa 15% de nossa população – mais de 29 milhões de pessoas.
Encabeçada por movimentos sociais, esta modalidade de ensino foi forjada na luta pela conquista e/ou permanência na terra dos chamados povos do campo, definidos como aqueles que produzem suas condições materiais de existência a partir do trabalho no meio rural (pequenos agricultores, ribeirinhos, assalariados rurais, acampados etc.).
Atualmente consolidou-se como uma política educacional alternativa e crítica à chamada educação rural. Por isso, em cerca de 70 mil escolas do campo, busca-se formular uma política pedagógica direcionada a promover justiça econômica, social e ambiental mediante a participação da comunidade e dos movimentos sociais do campo.
Este livro foi escrito com a intenção de contribuir para o debate e para a qualidade da educação do campo no Brasil, discutindo seus fundamentos a partir de uma abordagem educativa interdisciplinar e crítica. Em nosso entendimento, essa reflexão deve fazer parte da formação dos educadores do campo, voltada à construção de um novo projeto de desenvolvimento do campo e do Brasil.

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Autor Walter Lúcio de Alencar Praxedes
Editora EDIÇÕES LOYOLA
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 112
Ano de edição 2016
Número de edição 1

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Fundamentos da educação do campo: História, legislação, identidades camponesas e pedagogia