Nas Ciências Sociais, há diversos estudos sobre o processo de migração internacional para o Brasil. Todavia, são poucas as pesquisas que examinam a situação de imigrantes no nosso sistema de ensino. No livro “Fronteiras na Educação: Trajetórias Escolares de Imigrantes Internacionais na Educação Básica do Brasil”, Zakia Ismail Hachem, de forma exemplar, busca compreender as trajetórias escolares de imigrantes internacionais inseridos nos Ensinos Fundamental e Médio brasileiro, mensuradas a partir da análise da distorção idade-série. O livro torna-se uma boa nova para cientistas sociais, tomadores de decisões e a sociedade como um todo, já que: i) discute questões ainda não exploradas em pesquisas nacionais; ii) aborda um leque de grupos de imigrantes internacionais e não somente um grupo em específico; iii) trabalha com dados representativos do país e não apenas de uma localidade; iv) realiza análises estatísticas robustas e bem fundamentadas teoricamente; v) apresenta um detalhamento analítico dos impactos de ser imigrantes na defasagem idade-série do sujeito de pesquisa. Esta obra é fruto da vocação de pesquisadora da autora, que se debruçou e articulou diversas áreas, como sociologia da educação, estratificação social, estudos de migração, entre outras, desvendando as inúmeras facetas que o fenômeno da migração assume no sistema educacional brasileiro. Sendo assim, este livro torna-se um instrumento indispensável para todas as pessoas que buscam compreender a temática e fazer a diferença na construção de uma sociedade mais equitativa. - Professora Elaine Meire Vilela (UFMG).
| Código: | L002-9786525163963 |
| Código de barras: | 9786525163963 |
| Peso (kg): | 0,488 |
| Altura (cm): | 23,00 |
| Largura (cm): | 16,00 |
| Espessura (cm): | 1,30 |
| Autor | Zakia Ismail Hachem |
| Editora | CRV |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 244 |
| Ano de edição | 2024 |
| Número de edição | 1 |

