• FORMAÇÃO DOCENTE E SUBJETIVIDADE

A ideia de Formação Docente e Subjetividade: teorias, possibilidades e desafios é abordar de maneira reflexiva e crítica a temática da formação continuada de professores sob a perspectiva da Teoria da Subjetividade de González Rey, especialmente, a partir da análise dos processos de constituição de dois grupos de trabalho formados por professores do ensino médio de duas escolas públicas do Distrito Federal. As análises desses processos permitiram ressaltar a importância de se considerar, no processo de formação continuada, a relação simbólico-emocional que constituiu as interações estabelecidas entre os docentes e que favoreceu ou não a construção de uma ambiência fértil em possibilidades formativas e de desenvolvimento profissional, no espaço-tempo destinado às atividades pedagógicas dos grupos de trabalho. Destaque-se também que o docente, ao assumir o protagonismo e a autoria de sua formação continuada e da sua ação pedagógica, nos espaços relacionais do contexto escolar, pode favorecer o processo de transformação do espaço-tempo destinado à coordenação pedagógica em um lócus privilegiado de desenvolvimento pessoal e profissional. Com isso, afirma-se o desafio de contribuir para que a formação continuada de professores seja planejada e realizada a partir de princípios que favoreçam para a superação de dicotomias, tais como planejamento-ação e ensino-aprendizagem.

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Autor Elias Batista dos Santos
Editora CRV
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 204
Ano de edição 2022
Número de edição 1

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FORMAÇÃO DOCENTE E SUBJETIVIDADE