Com a vocação da filosofia de pensar em profundidade e buscar pelo sentido da experiência humana, este livro coloca-se a tarefa de dialogar com os problemas, mas também com as possibilidades de transformação e de criação que estão associadas ao universo da educação, de construção de um outro lugar e sentido para essa, em tempos de aceleração e dispersão. Nesse sentido, reconhecemos nos presentes textos o esforço comum de um mergulho nos pressupostos ligados às nossas mais habituais formas de concebermos a educação, reconhecendo seus vícios, bem como o investimento em filósofos modernos e contemporâneos que nos permitem estender ao máximo as possibilidades de um pensamento educacional voltado para o presente, mapeando, assim, o que pode ser uma filosofia da educação contemporânea, considerando que este livro se propõe a pensá-la para além de uma certa tradição que a entendeu como ligada tão somente à tarefa de fornecer fundamentos para a educação. O livro é o resultado do encontro de professores de Filosofia da Educação do departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação da UFRJ, e de parceiros de outros departamentos e Universidades, que resolveram se debruçar sobre sua dupla posição - como educadores e como pensadores da educação e, a partir de suas referências e afinidades filosóficas, produzir um pensamento vivo e vigoroso sobre as potencialidades de conceitos e de autores para a construção não de uma filosofia da educação, mas de filosofias da educação - que são apresentadas a cada capítulo como um universo ao mesmo tempo autossuficiente e em conexão com os demais, capazes de se abrir para abordagens filosóficas diferentes e plurais sobre a educação.
Código: |
L004-9788581925677 |
Código de barras: |
9788581925677 |
Peso (kg): |
0,200 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,80 |
Espessura (cm): |
0,20 |
Autor |
Paolo Vittoria |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
311 |
Ano de edição |
2015 |
Número de edição |
1 |