No Protágoras, Platão introduz a discussão sobre um dos temas centrais da reflexão moral antiga, a unidade das virtudes, que repercutirá tanto no desenvolvimento de sua própria filosofia, em diálogos como a República, como no pensamento de Aristóteles e nos debates internos ao estoicismo. A questão surge de uma controvérsia entre as personagens Sócrates e Protágoras acerca da possibilidade de se ensinar a virtude aos jovens, uma vez que os sofistas arrogavam a si o poder de educá-los e prepará-los para a vida pública na democracia de Atenas. Desse embate entre duas concepções antagônicas de virtude, entre dois modelos conflitantes de educação, consolida-se no interior do pensamento platônico a oposição entre filosofia, na figura de Sócrates, e sofística, na de Protágoras, como duas vertentes intelectuais em disputa pela primazia da sabedoria nos séculos V e IV a.C. Nesta edição da coleção Textos, a Perspectiva traz ao público uma nova tradução em português realizada diretamente do grego, com notas e comentários, por um dos especialistas do pensamento platônico no Brasil, Daniel R.N. Lopes, autor também do meticuloso estudo que acompanha a obra, que visa compreender os problemas filosóficos abordados por Platão à luz dos elementos dramáticos e literários constituintes do gênero dialógico.
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| Autor | Daniel R. N. Lopes |
| Editora | PERSPECTIVA |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 680 |
| Ano de edição | 2017 |
| Número de edição | 1 |

