• Fenomenologia do ser e do ter na visão filosófico-pedagógica de Gabriel Marcel

A pesquisa em torno do pensamento de Gabriel Marcel inscreve-se nos discursos e debates sobre filosofia, educação, tecnologia e formação humana. Em geral, ela pretende examinar a possível interação entre os fenômenos estáveis e instáveis das estruturas da vida pessoal e interpessoal do sujeito existente, a partir dos pressupostos da Filosofia da Existência e da Filosofia da Esperança. Marcel procura problematizar as diferenças entre as concepções técnico-funcional e humano-relacional, por compreender que elas representam as tendências que reconhecem o conceito de formabilidade como o princípio que caracteriza a educação numa determinada época.
Neste livro, o autor chama a atenção à dimensão dialógica capaz de pensar a diferença, para além de dados puramente comparativos, estatísticos, restituindo, assim, a dignidade humana. Esta obra é tanto um tributo à obra de Marcel, aberta ainda, por seu valor heurístico, quanto um manifesto em prol de uma práxis pedagógica libertadora.

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Autor Ezir George Silva
Editora EDIÇÕES LOYOLA
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 360
Ano de edição 2019
Número de edição 1

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Fenomenologia do ser e do ter na visão filosófico-pedagógica de Gabriel Marcel