• Avaliação do texto escolar

Este estudo discute problemas relacionados ao ensino da língua materna, sem perder de vista sua inter-relação com o horizonte sócio-histórico em que se situa. Expõe nossa compreensão de conceitos básicos como língua, texto e escrita em função daquilo que acreditamos ser a educação, a aprendizagem e o ensino. Busca aprofundar a discussão de um processo particularmente tenso: a avaliação do texto escrito.O processo de avaliação de um texto, especialmente no contexto escolar, não deve se orientar pela simples identificação de falhas, em função de parâmetros absolutos que separam o certo e o errado. Se desejamos que nossos alunos compreendam o funcionamento da escrita e o dominem efetivamente, é preciso, entre outras medidas, redimensionar o processo de avaliação, dando-lhe alcance mais amplo. Avaliar um texto, na perspectiva que adotamos, significa considerar a multiplicidade de situações de uso da escrita e explicitar para o aluno em que aspectos seu texto parece adequado ou inadequado para as condições de leitura previstas.

Código: L004-9788575264119
Código de barras: 9788575264119
Peso (kg): 0,176
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 0,90
Autor Leiva de Figueiredo Viana Maria Helena Almeida Ribeiro; Leal Aracy Alves; Starling Gilcinei Teodoro; Martins Marildes; Carvalho Maria Da Graça Costa; Marinho Val
Editora AUTÊNTICA
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 160
Ano de edição 2009
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.