LANÇAMENTO!
[Prêmio Proac n° 37/2014 – concurso para bolsa de incentivo à criação literária no estado de São Paulo – infantil e/ou juvenil]
Aperte o botão 11 e desça nesta história com garrafa maravilhosa, gênio, biblioteca desaparecida, o genial K, Xerazade, prensa tipográfica, um bibliófilo, o “Livro de areia” e a imortalidade. Uma aventura genial!
PARA ONDE VÃO AS HISTÓRIAS QUANDO A BIBLIOTECA DESAPARECE?
Numa tarde de tempestade, Turista troca seu guarda-chuva por uma garrafa misteriosa, oferecida por um homem encharcado que garante: um gênio vive ali dentro, pronto para realizar desejos.
Em casa, cercado pelos amigos e pela luz verde que pulsa na garrafa, Turista já planeja sua lista de pedidos, mas, ao consultar, na biblioteca do 10º andar, o velho cego, sr. Jorges, descobre a verdade: aquele gênio só atende a um único desejo.
Decepcionado, rasga a lista e convida os amigos a passarem a noite com ele. Juntos, tentam descobrir qual desejo vale mais do que todos os outros.
Na manhã seguinte, uma nova aluna, Zira, chega à escola e logo se populariza. No mesmo dia, o sr. Jorges recebe a visita inesperada de Rooster, um bibliófilo inescrupuloso, obcecado pela busca do “Livro de areia”.
Misteriosamente, a biblioteca infinita desaparece. Lupicínio, o cão, corre até a escola para chamar os meninos, que voltam e encontram apenas salas e estantes vazias, o velho cego e Xerazade, das “Mil e uma noites”, aparentemente morta, com algumas palavras na mão.
Enquanto investigam o sumiço da biblioteca, Carla entra no 11º andar — aquele que não existe — e encontra um hóspede barulhento, que fica fascinado pelo mundo digital.
Nesta terceira e inédita temporada, Turista e seus amigos embarcam numa nova aventura: desvendar os segredos de Xerazade, salvar os livros e descobrir qual desejo é capaz de atravessar milênios.
ALGUMAS OPINIÕES
“É fantástico como o Alonso Alvarez faz com que o leitor viva intensamente uma aventura urbana, divertida, antenada com o cotidiano de agora e se conectando com a sabedoria dos antigos, se nutrindo em todas as fontes, mesclando o mágico e o poético e, assim, vivenciando a literatura fantástica!”
Fanny Abramovich - Escritora/Educadora
“Narra com fluência, cria caracteres com vida própria e, pela propriedade com que desenvolve a efabulação, consegue manter desperto o interesse do leitor.”
José Paulo Paes - Poeta/Ensaísta
“Vou aumentar a turma dos que gostaram! O texto é muito fluido.”
Angela-Lago - Ilustradora/Escritora
“Que dom que você tem para nos transportar para dentro da história. Eu já estava com saudades dessa turma desde ''O encanto da lua nova''. Adorei revê-los.”
Alice Ruiz - Poeta
“''O Encanto da Lua Nova'' é uma operação de sedução. Ironia e magia caminham juntas nesta fábula de transgressão, que me envolveu e me divertiu.”
Lêdo Ivo - Escritor
“Ler este livro é participar da mais genial das voltas ao mundo, esta que se faz mesmo em um quarto fechado, quando aprendemos a abrir brechas na realidade cotidiana.”
Miguel Sanches Neto - Escritor
“Uma aventura que atravessa passados distantes, agora entrelaçados à inteligência tecnológica. Tudo isso com o aroma inconfundível de um livro que
se abre novamente.”
Penélope Martins - Escritora