• FEARJ: Alfabetização para uma sociedade democrática

Tendo o direito à alfabetização enquanto discussão central da obra, os textos enfatizam as discussões dos professores na defesa da educação pública de qualidade. As discussões convergem para pontos em comum, entre eles os desafios para alfabetizar as crianças brasileiras num contexto de acirramento da crise do capitalismo e na exacerbada exploração do trabalhador, mais especificamente dos profissionais da educação. Neste cenário, os autores enfatizam a necessidade de promover ações conjuntas e colaborativas que valorizem o contexto escolar enquanto possibilidade para fomentar reflexões e estudos a partir das práticas pedagógicas alfabetizadoras. Nesse processo colaborativo, os autores enfatizam que ensinar é um ato político e, por meio do comprometimento profissional e da prática pedagógica, buscam garantir aos alunos um ensino de qualidade. Esta obra reflete o compromisso e a seriedade do trabalho assumido na defesa da escola pública e de qualidade. O envolvimento demonstra a trajetória na educação e, como não poderia ser diferente, a postura assumida pelo desejo de superar os desafios que se põem na defesa de uma sociedade justa e igualitária. Vera Lucia Martiniak Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)/PR

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Autor Claudia de Souza (Orgs.) Cecília Maria Aldigueri; Lino Andreia; Goulart Prestes
Editora CRV
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 372
Ano de edição 2024
Número de edição 1

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