Famílias e escolas militares convida-nos a um olhar sobre a orquestração de estratégias familiares e escolares de acesso e permanência de estudantes da educação básica no Colégio Militar de Campo Grande MS. O ethos militar confere a essa instituição um caráter elitista que se sobrepõe ao discurso assistencial. A illusio (encantamento) por esse sistema de ensino leva as famílias a uma tomada de decisão, fazendo parte desse jogo social os capitais econômico, cultural, social e simbólico, e daquela se origina um forte desejo de realização pessoal da família. Esta, uma das responsáveis pelo surgimento e expansão do "mercado escolar" na sociedade campo-grandense, expressa em suas escolhas, portanto, habitus familiares e volume de capitais. Singular e dinâmica, a leitura desta obra torna-se convidativa a professores, pesquisadores, acadêmicos e também famílias, inserindo-se na lacuna de estudos sobre a relação família-escola no contexto brasileiro e tendo sua análise voltada às dimensões microssociais. Revela-se ainda uma produção inédita no campo educacional do Exército Brasileiro, pois até o momento não se localizam outras produções que busquem a compreensão das estratégias familiares e escolares com o olhar voltado para a relação família-escola e tendo como base o referencial teórico bourdieusiano.
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| Autor | Miriam Ferreira de Abreu da Silva |
| Editora | APPRIS |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 301 |
| Ano de edição | 2020 |
| Número de edição | 1 |

