Descrevo neste livro minha experiência como Professora de Língua Portuguesa para alunos adolescentes de famílias não-alfabetizadas, usando metodologia multidisciplinar. O livro procura responder a duas perguntas: i) o que é ensinar Gramática? e ii) de que modo fazê-lo? Como textos motivadores usei resenhas de filmes e artigos de revistas e da Internet. Os filmes, a que assisti com os alunos, nos davam a vantagem de ampliar-lhes o conhecimento de mundo e ajudá-los a ler com rapidez. Meu ponto de partida era o conhecimento que os alunos tinham da modalidade oral e coloquial do Português como sua língua materna. O tratamento gramatical no livro é superficial e deve ser complementado por gramáticas contemporâneas. Coloquei a ênfase sociolinguística não só nas diferenças nas formas da língua, mas principalmente nas diferenças de visão de mundo. Usando uma metáfora simples, queria levá-los um pouco além do portão de seu quintal. Antes de cada filme ou artigo líamos juntos resenhas disponíveis na Internet ou em jornais e discutíamos as palavras que lhes eram desconhecidas, substituindo-as por outras mais simples, presentes em seu repertório. Após o filme fazíamos uma avaliação e cada aluno escrevia o seu texto, que depois era lido e comentado por todos. Também localizávamos em um mapa-múndi e em um globo terrestre os países e cidades onde a ação do filme transcorria e falávamos sobre eles. As temáticas abordadas são muito variadas, mas tive sempre a preocupação em fazê-las cultural-mente sensíveis aos gostos e preferências dos alunos.
Código: |
L004-9788575917565 |
Código de barras: |
9788575917565 |
Peso (kg): |
0,436 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
0,17 |
Autor |
Stella Maris Bortoni-Ricardo |
Editora |
EDITORA MERCADO DE LETRAS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
316 |
Ano de edição |
2025 |
Número de edição |
1 |