O livro Escola e redes sociais: conexões, conflitos e sociabilidades analisa o relacionamento entre professores e alunos de uma escola pública de ensino fundamental e médio de Belo Horizonte, no contexto atual em que as novas tecnologias de informação e comunicação afetam o mundo do trabalho e também instrumentalizam o trabalho docente e as relações sociais. Nesta investigação, as conexões presenciais e também virtuais, mediadas pelo uso das redes sociais, indicaram ser predominante o respeito entre esses sujeitos, ressaltando-se haver um cenário propício ao diálogo entre todos que fazem parte da instituição. A gestão escolar prioriza ações no sentido de manter uma boa infraestrutura de trabalho, com equipamentos eletrônicos disponíveis em sala de aula; diálogo constante com os professores, alunos e seus familiares, e funcionários administrativos; carga horária destinada à capacitação; estudos individuais; projetos interdisciplinares; correção e lançamento de notas nos diários eletrônicos. Desse modo, pudemos concluir que, nessa instituição, as interações gestadas nas salas de aula e expandidas para as redes sociais estão interligadas e influenciadas por fatores diversos, como a estrutura de trabalho, o clima organizacional e a gestão escolar, componentes importantes no sentido da convergência, do respeito e das negociações. A instituição foi descrita por alunos e professores como diferenciada, pois desenvolve práticas alinhadas às expectativas dos professores no sentido do cuidado e do respeito alterando positivamente suas expectativas quanto ao exercício do magistério, apresentando resultados satisfatórios no aspecto da aprendizagem e dos relacionamentos - sentimento convergente com os relatos dos alunos. Contudo eles pontuaram também problemas que a escola de modo persistente e criativo tenta solucionar. Seis professores e 58 alunos participaram desta pesquisa. Os professores de ensino fundamental e médio participaram por meio de entrevistas semiestruturadas e os alunos do 2.o ano do ensino médio, por meio de questionário. Conversas com os gestores, incursões no dia a dia das atividades escolares, entrevistas e observações nos permitiram a compreensão de que o sentido de ser professor nessa escola é diferenciado, pelo sentimento coletivo de que a tessitura das práticas escolares e dos relacionamentos faz parte do protagonismo de todos.
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| Autor | Rosália Monteiro Mota |
| Editora | APPRIS |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 141 |
| Ano de edição | 2020 |
| Número de edição | 1 |

