• Entre rios e tablados O currículo multiculturalista nas práticas pedagógicas dos professores em uma comunidade ribeirinha

O estudo realiza uma pesquisa educacional na rica diversidade cultural da região do Beira Amazonas, no estado do Amapá. A pergunta central investiga em que medida os saberes culturais estão presentes na prática pedagógica dos professores, considerando o currículo multiculturalista que envolve os alunos na construção de conhecimento em uma comunidade ribeirinha do Amapá. Tem como objetivo principal, compreender os saberes culturais envolvidos na prática pedagógica dos professores, considerando o currículo multiculturalista que envolve os alunos na construção do conhecimento na comunidade. Busca-se entender as percepções dos professores relacionadas às práticas pedagógicas no contexto da comunidade, identificando aspectos relativos aos saberes culturais do lócus de pesquisa. Observou-se que as professoras são conhecedoras dos saberes culturais locais, de modo a se envolverem nas rotinas daquela comunidade. Entretanto, há apenas iniciativas de trabalho pontuais com a cultura local, fato que contribui para um currículo do tipo turístico e folclorizado, constatando que apenas em certa medida os saberes culturais estão presentes nas práticas pedagógicas dos professores.

Código: L004-9786525142449
Código de barras: 9786525142449
Peso (kg): 0,412
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,10
Autor Antonia Fladiana Nascimento dos Santos
Editora CRV
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 206
Ano de edição 2023
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Entre rios e tablados O currículo multiculturalista nas práticas pedagógicas dos professores em uma comunidade ribeirinha