Improvisar é a criação instantânea no momento da performance. Em outras palavras, é quando o performer acrescenta, em uma construção musical existente, elementos que ajudam a definir sua própria musicalidade. Improvisar é, então, colocar em uma música algo da própria personalidade artística de quem a está interpretando.
O livro Entre o Samba e o Jazz: a improvisação vocal na Copacabana de 1950 a 1970 aborda como a improvisação surgiu no Brasil, quais são as suas principais características e intérpretes e as influências que ela exerceu nas décadas seguintes, tendo como recorte a música popular brasileira.
A improvisação vocal aos moldes do jazz, também chamada de scat singing, tem a sua origem associada ao jazz nos Estados Unidos, mas isso não significa que exista apenas a improvisação jazzística. Por aqui no Brasil, o que ficou conhecido como scat brasileiro é o resultado da fricção, do hibridismo entre as musicalidades do samba e do jazz.
O cenário desse surgimento é a cidade do Rio de Janeiro. Os palcos estão no conjunto de boates do Beco das Garrafas, em Copacabana, e o período histórico é a partir da década de 1950. Como prova de sua relevância, já nos primeiros anos, a improvisação vocal passa a ser vista como uma convenção entre os cantores de sambajazz.
Dada a centralidade cultural que o Rio possuía, o que acontecia por lá irradiava para outros locais do país. Dessa maneira, a improvisação vocal brasileira vai se configurando em uma musicalidade própria que marca aquele período e consegue favorecer um reconhecimento que dura até os dias atuais para nomes como Alaíde Costa, Simonal, Elis Regina, Leny Andrade, entre tantos outros, e, ainda, ajuda a situar a atuação contemporânea de artistas como João Bosco, Djavan, Jorge Vercilo e Xênia França.
Este livro é uma conversa para quem gosta de falar sobre música popular brasileira, para quem tem curiosidade para entender de que forma alguns movimentos artísticos surgiram, consolidaram-se e permanecem relevantes a ponto de influenciarem o que ouvimos e a forma como ouvimos música hoje em dia. Além disso, é também um ponto de partida para a compreensão e o estudo da improvisação vocal.
Código: |
L004-9786525075259 |
Código de barras: |
9786525075259 |
Peso (kg): |
0,171 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
2,00 |
Autor |
Glaw Nader |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
121 |
Ano de edição |
2025 |
Número de edição |
1 |