O livro Ensino de Filosofia e cinema: uma proposta didática para o ensino médio lança um olhar acerca do papel fundamental da Filosofia nos currículos escolares, bem como reflete sobre formas e maneiras de se alcançar o objetivo de estimular o pensamento crítico e contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos. Mas a dúvida sobre o propósito da Filosofia conduz a diversos caminhos, o que, por sua vez, remete a imaginar possibilidades que talvez não nos aquietem diante dos desafios colocados por essa disciplina no cotidiano escolar. O aluno pode e merece ter aula de Filosofia para desenvolver as possibilidades de pensamento que essa matéria pode proporcionar, pois também é por meio dela que se abre espaço para uma metodologia filosófica que possa ser capaz de dialogar com o conhecimento, com a reflexão e com a produção intelectual do aluno. O cinema, por sua vez, pode construir uma visão crítica e reflexiva por meio do uso de filmes que se apropriem de uma linguagem metafórica capaz de associar temas filosóficos à imagem em movimento. É sabido que o cinema já é algo presente nas escolas, porém surgem muitas incertezas quanto ao real sentido de sua utilização, bem como se realmente contribui para o processo de aprendizagem. Sendo assim, o uso dos filmes no contexto educacional como recurso didático não é algo novo, entretanto, carece direcionamentos acerca das possibilidades de aplicação em sala de aula por meio de planejamento prévio que pense os momentos antes, durante e depois da exibição fílmica.
| Código: | L004-9786525010120 |
| Código de barras: | 9786525010120 |
| Peso (kg): | 0,130 |
| Altura (cm): | 21,00 |
| Largura (cm): | 14,80 |
| Espessura (cm): | 2,00 |
| Autor | Diego Augusto Doimo |
| Editora | APPRIS |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 83 |
| Ano de edição | 2021 |
| Número de edição | 1 |

