O livro de Bruna Carvalho, “Ensinar e Aprender a Língua Escrita: reflexões didáticas à luz do enfoque histórico-crítico”, tem importante contribuição aos estudos da pedagogia histórico-crítica, em especial no campo da didática. A autora apresenta dados da alfabetização no Brasil e com isso demonstra as imensas limitações da educação escolar hegemônica para qualificar o trabalho didático que garanta a apropriação da leitura e da escrita. Ela também faz um levantamento sobre o que já foi acumulado sob enfoque histórico-crítico e vai além, apresentando proposições, “caminhos a percorrer” e possibilidades didáticas para o processo de alfabetização. Ciente de estar inserida numa formulação teórico-prática que se reivindica coletiva, Bruna busca contribuir com um aspecto central para a pedagogia histórico-crítica, qual seja, a didática e seus encaminhamentos metodológicos. Um livro essencial para a pesquisa em educação e para professoras e professores que se comprometem com o ensino de qualidade para a classe trabalhadora. Ana Carolina Galvão Professora da área de Didática Universidade Federal do Espírito Santo Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.
Código: |
L004-9786525167329 |
Código de barras: |
9786525167329 |
Peso (kg): |
0,528 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,40 |
Autor |
Bruna Carvalho |
Editora |
CRV |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
264 |
Ano de edição |
2024 |
Número de edição |
1 |