• Elaboração e avaliação de planos de negócios

Todo empreendimento comercial ou industrial requer o comprometimento de inúmeros tipos de recursos (humanos, financeiros, econômicos, tecnológicos, estruturais, informacionais etc.). Eles são empregados para estruturar a empresa e fazê-la funcionar, com o intuito de levar produtos e/ou serviços para um mercado-alvo, o qual supostamente tem necessidades que serão atendidas pelo consumo ou utilização desses produtos e/ou serviços.Após empregar esses recursos na estruturação inicial da empresa e na sua capacidade de operar, eles deverão ser remunerados, gerando, em uma situação favorável, retorno sobre os investimentos feitos e criando valor aos empreendedores. Para gerar esse retorno desejado, o empreendimento deverá ter uma operação bem-sucedida no decorrer de um longo período.
Verificar o retorno implica, portanto, durante um horizonte temporal longo, fazer uma análise sem a qual não será possível evidenciar o retorno que o empreendimento proporcionará.
Para criar o negócio, o empreendedor deve subsidiar sua decisão por meio da coleta e da análise de uma série de informações originadas de fontes internas e externas a respeito da sua estruturação e do seu funcionamento. Com tais informações, o empreendedor pode fundamentar melhor sua escolha de investir ou não na empresa. O detalhe relevante é que essa análise deverá abranger todo o ciclo de vida esperado do empreendimento, desde a sua estruturação até o seu funcionamento, que pode ter uma data definida para ser encerrado ou não (esse último corresponde à maioria dos casos).
Portanto, nesse contexto, o plano de negócio consiste em um conjunto de informações ordenadas e sistematizadas de maneira racional que permite projetar como o empreendimento será estruturado e funcionará, a fim de subsidiar a decisão de investimento nele. O plano de negócio é, basicamente, uma simulação prévia de todas as etapas de estruturação e de funcionamento do empreendimento, com o objetivo principal de subsidiar as decisões de investimento do empreendedor e/ou de outros interessados. Assim, o plano de negócio deve incorporar informações que permitirão a quem tenha interesse verificar antecipadamente a viabilidade do negócio, a fim de decidir se o empreendimento será realizado ou não. Tal viabilidade é analisada principalmente sob o aspecto financeiro, apesar de não se limitar somente a ele. Isso ocorre porque, se a viabilidade não for evidenciada, o empreendimento não terá condições mínimas para funcionar de maneira autônoma, por mais que outros aspectos se mostrem exequíveis.

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Autor Jocildo Figueiredo Correia Neto
Editora EDITORA ALTA BOOKS
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 384
Ano de edição 2021
Número de edição 1

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