Uma professora pomerana na escola: culturas, língua e educação adentra espaços e momentos de uma escola de ensino fundamental situada no campo, em Santa Maria de Jetibá (ES), onde é marcante a presença dos descendentes pomeranos, para problematizar questões relacionadas a temas como cultura, diversidade cultural e interculturalidade. Assim, a autora trilha um percurso que se inicia com uma breve história desse povo, apresentando, também, estudos que apontam a necessidade de promoção da interculturalidade nos contextos escolares que atendem aos membros desse grupo étnico, que se instalou no Espírito Santo em 1859, sofrendo inúmeros percalços, inclusive, para obter escolarização e usar sua língua materna. Em meio a tantas dificuldades que a instituição escola tem tido para avançar na promoção de uma educação intercultural, ao chegar à escola que foi campo de seu estudo a autora encontra a professora Mônica, também descendente de pomeranos. Essa professora revela profundo entusiasmo por sua cultura, sobretudo pela língua pomerana, pela qual demonstra ter enorme encantamento. Esses sentimentos a motivam a estabelecer uma prática docente que promove com os alunos, alguns deles não pomeranos, a cultura herdada de seus antepassados, a qual ainda circula naquela comunidade. Assim, o leitor estará diante de uma professora cujas práticas são um deleite para aqueles que almejam promover uma educação que possibilite o diálogo da cultura escolar com a cultura da escola e, por consequência, conservar a riqueza que a diversidade cultural permite.
Código: |
L004-9788547313630 |
Código de barras: |
9788547313630 |
Peso (kg): |
0,200 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
0,20 |
Autor |
Jandira Marquardt Dettmann |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
129 |
Ano de edição |
2018 |
Número de edição |
1 |