• Um olhar para as crianças imigrantes em escolas brasileiras

Vivemos um dos maiores fluxos migratórios da humanidade, e a escola, cada vez mais, tem recebido crianças imigrantes, desafiando-nos a novos olhares, novas perspectivas e novas práticas pedagógicas. A fim de investigar esse fenômeno na instituição escolar, a obra Um olhar para as crianças imigrantes em escolas brasileiras, fruto de um pesquisa de dissertação de mestrado, analisou o processo de escolarização de crianças imigrantes em duas escolas da cidade de Joinville (SC). O livro se configura como um espaço de voz para cada participante — crianças imigrantes, professoras, coordenadoras e gestoras — que veio à tona de forma estruturada e central, revelando a situação educacional das crianças imigrantes, as relações estabelecidas, as percepções de cada participante e as práticas educativas desenvolvidas nesse meio/processo. No novo contexto educacional, professores, coordenadores e gestores são convidados a repensar práticas pedagógicas e ações de acolhimento que viabilizem a inserção escolar dos estudantes imigrantes, o desenvolvimento do sentimento de pertencimento e a garantia do direito à aprendizagem, considerando suas especificidades, sua cultura, sua língua e seu percurso migratório. As autoras apresentam um olhar sensibilizado e provocador para o processo de escolarização de crianças imigrantes em escolas brasileiras, consideram a falta de atuação do Estado e de formulação de políticas públicas e convidam a comunidade escolar, pesquisadores e todos os interessados a conhecerem os desafios que permeiam uma das facetas da migração na contemporaneidade — a migração infantil e o processo de escolarização.

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Autor Sandra Felicio Roldão
Editora APPRIS
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 231
Ano de edição 2023
Número de edição 1

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