• Rompendo o ciclo da exclusão? A trajetória de estudantes vulnerados da educação básica à superior

A trajetória educacional de crianças e adolescentes colocados em situação de vulnerabilidade social e econômica é de inúmeras dificuldades e, neste contexto, raros são aqueles que conseguem chegar à Educação Superior. Mas, uma vez que alcançaram este nível de formação, como o percorrem? De que modo são incluídos? Este acesso é suficiente para que eles consigam romper o ciclo de exclusão a que estavam expostos no início da vida escolar? Este livro traz dados que auxiliam a refletir sobre estas e outras questões, ao tempo em que joga luz sobre diversos temas que perpassam o percurso escolar de sujeitos vulnerados em sua árdua caminhada e esforço para se manterem estudando. Ele tem apoio em dados de questionário e entrevistas com estudantes de três instituições com sede em Blumenau/Santa Catarina, mas os perfis retratados extrapolam esta geografia, ao explicitarem como sujeitos social e economicamente excluídos superam barreiras. Ao final, o texto conduz a reflexões quanto ao potencial e aos limites das instituições educativas e do Estado na proteção contra violências, na superação de dificuldades e na promoção da inclusão social.

Código: L002-9786525171760
Código de barras: 9786525171760
Peso (kg): 0,424
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,10
Autor Stela Maria Anelize Termann; MENEGHEL SCHLÖSSER
Editora CRV
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 212
Ano de edição 2025
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Rompendo o ciclo da exclusão? A trajetória de estudantes vulnerados da educação básica à superior