Este trabalho tem o objetivo de conhecer e analisar criticamente através da coleta de relatos de vida, a análise interseccional de categorias como escolarização e atuação profissional junto às identidades raciais e de gênero de professoras negras do Município de Porto Seguro – BA, a fim de perceber a relação que essas vivências têm com fazeres pedagógicos. No Brasil, há uma maior participação das mulheres no campo educacional. Dessa forma, utilizaremos o recorte de raça e gênero para analisar tais trajetórias e como esses marcadores influenciam nas suas formações. Realizamos entrevistas com as professoras da região para cotejar essa perspectiva. Como metodologia, selecionamos três professoras para a pesquisa e através da análise do discurso produzido por essas mulheres, buscaremos compreender seus processos de formação e fazeres pedagógicos que possam contribuir para a efetivação da lei 10.639/03.
Esta pesquisa em construção, incompleta mesmo depois de viver a experiência da banca avaliadora, se propõe enquanto um exercício de análise de trajetórias a partir das narrativas de três professoras negras do Município de Porto Seguro — BA, assim como das suas experiências identitárias e suas contribuições para a construção e (re)construção das suas identidades enquanto mulheres, negras e professoras.
Código: |
L004-9786589880721 |
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Autor |
Thalita Santos Reis |
Editora |
TELHA |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
110 |
Ano de edição |
2021 |
Número de edição |
1 |