• Representações sociais, práticas pedagógicas e inclusão escolar

A Educação Inclusiva tornou-se nos últimos anos uma área de pesquisa e estudo em que ocorrem debates prolongados e exaustivos, muitas vezes acabando nos tribunais. Família e escola ainda não conseguem se entender. Percebo que de ambas as partes faltam orientações mais assertivas quanto ao processo de inclusão escolar previsto na nossa atual legislação – A Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, 2008. Professores reclamam da falta de formação e preparação para atuar em turmas que têm estudantes com deficiência. Trazem consigo modelos e práticas descontextualizadas marcadas pelo senso comum. A fim de ilustrar essa constatação, trouxemos um histórico da educação da pessoa com deficiência no Brasil, desde o período monárquico até os dias atuais, passeando pelas legislações e modelos de deficiência que se efetivaram no país. Este trabalho visa fortalecer o modelo social das deficiências, que é o modelo escolhido pelas pessoas com deficiência na Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência – o “Nada sobre nós, sem nós”. Aqui, mostramos que mesmo os profissionais guiando suas práticas pelas representações sociais que carregavam, eles buscavam despertar e potencializar as capacidades de cada estudante.

Código: L004-9786525143460
Código de barras: 9786525143460
Peso (kg): 0,292
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 0,80
Autor Sivania Maria da Silva Gil
Editora CRV
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 146
Ano de edição 2023
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Representações sociais, práticas pedagógicas e inclusão escolar