Pesquisas realizadas mediante consórcios entre universidade e empresas vêm ganhando relevância no mundo contemporâneo. O interesse da indústria nessas parcerias intensifica-se na razão direta de sua dependência por novos conhecimentos científicos, instrumento de sua competitividade no mercado. O interesse da universidade por essas parcerias aumenta em tempos de aperto orçamentário, entre outras motivações. Os consórcios vêm produzindo alterações na organização da pesquisa acadêmica e nas funções tradicionais da universidade. Este é o tema central do livro.
A autora desvela mitos subjacentes aos debates no país sobre a aproximação da universidade com o setor produtivo, geralmente centrado na resistência dos pesquisadores e nos prejuízos para a academia. Revela como os pesquisadores universitários encontram, nas parcerias com empresas, uma importante fonte de atualização profissional, inspiração acadêmica e valorização social das pesquisas que realizam. O livro alerta, no entanto, para o risco de que o apoio do Estado a pesquisa acadêmica venha a ser substituído pelos consorciamentos, submetendo a universidade aos interesses do mercado.
Relações Universidade-empresa: desvelando mitos é obra de interesse para um público diversificado. Interessa a professores e estudantes de ciências sociais: aos pesquisadores em áreas como biotecnologia, biologia, química e engenharias, cujas lideranças acadêmicas contribuíram diretamente para os resultados da pesquisa: a empresários, cujas vinculações com a universidade configuraram o tema do estudo. Interessa sobretudo a todos que estão preocupados com os rumos da universidade brasileira.
Código: |
L004-9788585701413 |
Código de barras: |
9788585701413 |
Peso (kg): |
0,203 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
1,00 |
Autor |
Silvia |
Editora |
AUTORES ASSOCIADOS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
154 |
Ano de edição |
1996 |
Número de edição |
1 |