O presente livro tem por objetivo oferecer aos professores e estudantes dos cursos de licenciatura e pedagogia que anualmente se defrontam com a tarefa de ministrar a disciplina Psicologia da Educação uma introdução às principais contribuições teóricas e as possíveis implicações da psicologia à educação. Essa introdução se dará através de uma leitura crítica dessas contribuições ao entendimento das questões educacionais do cotidiano das instituições escolares. A divulgação das teorias psicológicas e das suas contribuições à educação já vêm sendo realizada por extensa bibliografia na área. Todavia, o presente livro se propõe a oferecer aos professores dos cursos de Psicologia da Educação contribuições de autores clássicos, que em uma perspectiva crítica, possibilitaram discutir essas contribuições, levando em conta as especificidades do cotidiano escolar em que os profissionais da educação vão atuar. O livro não tem, portanto, por intenção divulgar as diversas ideias e teorias psicológicas e nem informar sobre técnicas e métodos. A seleção dos temas e autores tratados é o de propiciar ao leitor uma construção de uma compreensão da complexidade das questões da educação escolar e a presença da psicologia nelas. Compartilhamos da ideia de que é preciso instrumentalizar teórica e metodologicamente o futuro profissional da educação para poder empreender uma análise crítica da realidade escolar que ele vai enfrentar para poder nela intervir. Sabemos que somente a partir de uma compreensão orientada para o entendimento da complexidade das relações escolares e dos processos educacionais é que é possível superar uma visão da escola e da educação como curadora de todos os males ou a visão catastrofista do seu projeto de transformação social.
Código: |
L004-9788544426968 |
Código de barras: |
9788544426968 |
Peso (kg): |
0,380 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,10 |
Autor |
Sandra Maria Sawaya |
Editora |
CRV |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
178 |
Número de edição |
1 |