Um aspecto intrínseco à elaboração dos protótipos desta obra é que todos estão atravessados pela temática da Educação para as Relações Étnico-Raciais em conformidade às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura afro-brasileira e africana. O termo étnico-racial abrange as características culturais, políticas e identitárias da população de origem afro-brasileira. Entre as principais intenções das atividades aqui propostas, está o respeito à diversidade, a educação contra o racismo e toda forma de discriminação e o envolvimento dos estudantes para se reconhecerem como nação culturalmente plural. Visa, assim, contribuir para uma perspectiva de educação decolonial, em que seja possível o espaço para discutir problemáticas concernentes à humanização e aos direitos humanos. Os quatro protótipos estão voltados para os Anos Finais do Ensino Fundamental e seguem os fundamentos teórico-metodológicos intrínsecos ao ensino de língua materna contemplando uma diversidade de gêneros textuais na cultura digital. As propostas estão divididas em práticas/eixos de linguagem (leitura/escuta, oralidade, produção de texto e análise linguística e multissemiótica) situados em quatro campos de atuação/circulação: Artístico-literário, Das práticas de estudo e pesquisa, Jornalístico-midiático e Vida pública.
Código: |
L004-9786525155470 |
Código de barras: |
9786525155470 |
Peso (kg): |
0,224 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
3,60 |
Autor |
João de Sá Araújo Trapiá (Orgs.) Kleberson Saraiva dos – Filho Beatriz Braga de Souza – Santos Gustavo Justino – Silva Geam Karlo – Pamplona Gomes |
Editora |
CRV |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
112 |
Ano de edição |
2024 |
Número de edição |
1 |