"O que o leitor vai encontrar neste livro? O testemunho de que, na escola, é possível um encontro poucas vezes tão claramente demonstrado: o dos interesses dos estudantes com o conteúdo. Numa tal perspectiva, qual é o conteúdo das aulas de língua portuguesa? A responsabilidade pela palavra. Esta implica compreender que, nos modos específicos como dispomos, numa escolha criteriosa, nossas palavras, damos um testemunho de quem somos, com quem julgamos falar e em que mundo vivemos. Veremos neste livro que ensinar nesse eixo demanda criterioso planejamento e integral presença da professora ou do professor, cuja atenção à ação dos estudantes precisa ser total. É o que acontece aqui em dois projetos de ensino-aprendizagem da argumentação: no Ensino Fundamental, em torno do debate regrado; no Ensino Médio, num projeto de aprendizagem do ensaio. Organizar o ensino de forma a oportunizar a compreensão da responsabilidade pela tomada da palavra nas arenas públicas da argumentação é tarefa complexa, difícil. Ainda assim, professora e alunos nos contarão neste livro que se pode fazê-lo. E, acima de tudo, que vale a pena fazê-lo, pois, nesse caso, sim, se pode falar em aprendizagem e se pode perceber qual é, afinal, a função da educação escolar em língua portuguesa." - Luciene Juliano Simões
Código: |
L004-9788546210046 |
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Autor |
Daniela Favero Netto |
Editora |
PACO EDITORIAL |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
188 |
Ano de edição |
2017 |
Número de edição |
1 |