• Práticas plurais em educação

A formação do homem omnilateral preconizada por Gramsci há tempos deixou de ser uma possibilidade para ser apenas uma vitrine em escolas de elite a lá escola da ponte do Pacheco em Portugal. Nem as escolas de tempo integral conseguem desenvolver uma proposta pedagógica satisfatória em tempos de virtualização. A coletânea Praticas Plurais em Educação aborda reflexões em diferentes áreas de atuação pedagógica do docente cuja importância se construiu ao longo do tempo e foi institucionalizada por um instrumento jurídico-pedagógico que obriga escolas e instituições formadoras a alocar em seu currículo tais reflexões. Melhor seria se a consciência o fizesse como fruto ‘espontâneo’ do pensar sua a ação na construção de um processo formativo que privilegie as capacidades lógicas, artísticas, corporais, lúdicas, de letramento ou saberes inserida numa perspectiva em que o oikos não se resuma no espaço fora de nós. Assim as pratica com presidiários, indígenas, quilombolas, deficientes, imigrantes se inserem no cotidiano muito mais como força de diretriz do que convencimento do formador com grupos historicamente excluídos social, econômica, cultural e politicamente da sociedade quem em certos casos os trata como apátridas, deslocados, desterritorializados e neocolonizados na ilusão de participante virtual sem domínio das epistemologias do sul para fazer referencia a Boaventura.

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Autor Eliseu Riscaroli
Editora CRV
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 182
Número de edição 1

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Práticas plurais em educação