• Posicionamentos epistemológicos nas pesquisas em políticas educacionais em cenários incertos

É demasiadamente complexa a investigação epistemológica sobre as pesquisas que abordam as políticas educacionais. Dentre outras razões, isso acontece devido aos diferentes interesses dos pesquisadores que, associados às suas distintas concepções de realidade, elegerão uma diversidade de métodos e formas de examiná-las. Os vários artigos desse livro compartilham a tese de que a definição de uma política educacional, como de qualquer outra política pública, é uma construção histórica, que se dá mediante a negociação de interesses e visões de mundo expressas por diferentes grupos sociais. Essa política é carregada de concepções filosóficas de homem, de sociedade, de visões de mundo que, em seu conjunto, ou vistas separadamente, sempre requerem o olhar ético por parte de quem as aborda. Em se tratando de pesquisas em políticas educacionais, a definição do método para examiná-las exige identificar, dentre outros elementos, pressupostos ideológicos, contradições e interesses antagônicos implícitos aos discursos que lhes dão origem, bem como a forma como ganham concretudeno movimento dialético que as constituem. Desse ponto de vista, o conjunto dos textos do presente livro expressa a compreensão de que as políticas educacionais devem ser apreendidas como fenômenos dotados de várias dimensões e na perspectiva de sua historicidade e do desvelamento das contradições e mediações no contexto da totalidade na qual se manifestam. (Os organizadores)

Código: L002-9786586089318
Código de barras: 9786586089318
Peso (kg): 0,533
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 2,70
Autor José Vieira de Sousa
Editora EDITORA MERCADO DE LETRAS
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 452
Ano de edição 2021
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Posicionamentos epistemológicos nas pesquisas em políticas educacionais em cenários incertos