• Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico

O portfólio é um dos procedimentos condizentes com a avaliação formativa. Diferentemente de outros métodos de avaliação, ele é construído pelo próprio aluno, observando os princípios de reflexão, criatividade, parceria e autonomia. Serve para vincular a avaliação ao trabalho pedagógico em que o aluno participa da tomada de decisões, de modo que ele formule suas próprias ideias, faça escolhas e não apenas cumpra prescrições do professor e da escola. Desse modo, a avaliação deixa de ser classificatória, unilateral e excludente, refletindo a aprendizagem de cada aluno. O propósito desse livro é discutir as possibilidades de uso do portfólio, tendo como ponto de referência o trabalho pedagógico do qual faz parte. Assim, discute-se a avaliação formativa e são analisadas as possibilidades da avaliação por meio do portfólio. A seguir, são apresentados dois outros componentes que integram o processo de avaliação - a observação e a entrevista -, igualmente importantes, mas de natureza diferente. A autora aborda ainda alguns dados de pesquisa e experiências em cursos de formação de professores e, ao final, tece articulações entre portfólio, avaliação e trabalho pedagógico, concluindo que esse procedimento pode contribuir para que a escola pública ofereça uma educação de qualidade.

Código: L004-9788530807566
Código de barras: 9788530807566
Peso (kg): 0,230
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 1,10
Autor Benigna Maria de Freitas Villas Boas
Editora PAPIRUS EDITORA
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 192
Ano de edição 2004
Número de edição 8

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico