• Por uma geopoética da paisagem na prática didática

Uma das razões de ser fundamental o desenvolvimento do conhecimento é a de dar conta da complexidade das observações, fundindo o conhecimento científico e a prática do cotidiano. Alguns fenômenos podem ser isolados pela percepção, segundo diferentes categorias científicas, ordenando-se em grandes conceitos geográficos. Na obra Por uma geopoética da paisagem na prática didática realizamos uma reflexão sobre o significado do termo paisagem na perspectiva geográfica, como também na perspectiva da arte. Posteriormente unimos as duas ciências, apropriando-nos da interdisciplinaridade e demonstrando por meio de uma didática simples a percepção e a reprodução da paisagem. Em algumas percepções dos participantes é revelado o sofrimento, frente às alterações da paisagem e à perda da identidade dela. Em outros, reproduzem a paisagem passado/presente carregada de intencionalidades, numa tentativa de resgate da memória e de reconciliação com o presente. A leitura conclama docentes e estudantes a atualizarem e discutirem os pontos fundamentais da paisagem. Em outras palavras, busca conciliar o saber comum e o conhecimento científico, no qual a emoção e a razão passam a construir juntas o equilíbrio do ser humano.

Código: L004-9788547324643
Código de barras: 9788547324643
Peso (kg): 0,200
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,80
Espessura (cm): 0,20
Autor Mariane Freiesleben
Editora APPRIS
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 125
Ano de edição 2019
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Por uma geopoética da paisagem na prática didática