Psicologia na educação? Por quê? Para quê? O objetivo desta coletânea é apresentar fundamentação teórico-prática sobre a atuação da psicologia em sua interação com a educação. Historicamente, psicologia e educação sempre estiveram próximas, considerando-se a realidade brasileira. Entretanto por muito tempo a psicologia aliou-se à educação para buscar nos indivíduos as explicações para suas mazelas educacionais. Grandes avanços teóricos na área, a partir da década de 1980, possibilitaram um novo compromisso entre psicologia e educação, no sentido de buscar contribuições, em uma perspectiva crítica, para que uma educação de qualidade estivesse ao alcance de todas as pessoas - processo fundamental para a construção da subjetividade e da humanização. Somente pelo acesso ao conhecimento produzido historicamente pelos homens e mulheres, ao longo do tempo, é possível promover a emancipação humana. Uma grande vitória foi conquistada em 2019, quando foi promulgada a Lei 13.935, que dispõe da prestação de serviços de psicologia e serviço social nas redes públicas de educação. Assim, na tentativa de apontar algumas respostas à pergunta feita no título desta obra, nos propomos, por meio dos textos aqui compilados, a apresentar fundamentos teóricos que sustentem a relevância da atuação de psicólogas(os) na educação, bem como expor vários exemplos de práxis realizadas exitosamente pela psicologia nos processos de escolarização.
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| Autor | Roseli Fernandes Lins Alexandra Ayach; Caldas Marilda Gonçalves Dias; Anache Facci |
| Editora | CRV |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 248 |
| Ano de edição | 2021 |
| Número de edição | 1 |

