Discutir a produção de políticas curriculares para alfabetização como processo de hegemonização de um dado sentido para a alfabetização, assumindo o desafio da análise de políticas em desenvolvimento se constituiu o desafio que a pesquisa nos trouxe. Não intencionamos observá-las em termos do que foi feito, como processo findo, mas numa análise que ao acompanhar seus movimentos pode realimentar o processo, inclusive demarcando o entendimento da política como processual. Discutir que sentidos de currículo, docência, formação, alfabetização e infância que se hegemonizaram nesse processo trata-se de pensar efeitos de tais formações discursivas e como essas articulam/demandam outros arranjos sociais [...]Daí que o pensar currículo e alfabetização, currículo da alfabetização para além não significa uma superação, o que mantém uma certa linearidade, mas o acolhimento do talvez [...] que não se deixa capturar na causalidade e previsibilidade, mantém o rastro da impossibilidade... [...] para assim o acontecimento ter lugar, uma interrupção do determinismo que temos nos dedicado a problematizar.
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| Autor | Rita de Cássia Prazeres Frangella |
| Editora | CRV |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 268 |
| Ano de edição | 2021 |
| Número de edição | 1 |

