• Pesquisas sobre educação integral e tempo integral

Entre 2006 e 2017, 50 dissertações e teses foram elaboradas por jovens professores pesquisadores integrantes do NEEPHI - Núcleo de Estudos-Tempos, Espaços e Educação Integral – que reúne UNIRIO, UFRJ e UERJ. Em geral, investigaram escolas e programas educacionais da cidade do Rio de Janeiro e de municípios fluminenses, com prioridade, redes escolares públicas municipais e estaduais de Ensino Fundamental, o nível de ensino mais implicado nas políticas de ampliação da jornada escolar. Os textos desta coletânea foram selecionados entre aqueles apresentados por mestres, doutorandos e doutores do NEEPHI em dois dos mais importantes encontros da área da Educação no país, entre os anos de 2014 e 2016: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE) - e as Reuniões Anuais e Regionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Todos foram revistos e ampliados a partir das contribuições recebidas durante suas apresentações nesses eventos. Os artigos desta coletânea estão embebidos da compreensão que perpassa o NEEPHI, entendendo que educação integral sintetiza uma nova prática escolar, que atue para além da instrução, incorporando radicalmente as esferas da cultura, da arte, da educação do corpo e dos valores da cidadania, numa escola sempre aberta para o seu entorno em busca da construção de práticas e valores democráticos. Os 12 estudos publicados envolvem pesquisa documental e bancos de dados de amplitude nacional, que analisam aspectos gerais de programas educacionais de ampliação da jornada escolar, além de questões como currículo, avaliação e formação de professores, inseridas no contexto da escola de tempo integral: um grupo enfoca as concepções e fundamentos da educação integral em tempo integral; outro, suas práticas; e outro as políticas implementadas. Lúcia Velloso Maurício (UERJ/FFP)

Código: L004-9788544418444
Código de barras: 9788544418444
Peso (kg): 0,390
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,40
Autor Ana Maria Villela Cavalieri
Editora CRV
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 224
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Pesquisas sobre educação integral e tempo integral