Em meio aos desafios contemporâneos da convivência entre culturas, esta investigação psicossocial objetivou compreender como crianças da comunidade tradicional de Morro Vermelho/MG encontram a alteridade cultural ao começarem a frequentar a escola na cidade. O referencial adotado – a fenomenologia clássica de Husserl e Stein – orientou a coleta de dados em observação participante e a análise das vivências. Foi possível identificar que a transição é vivida pelas crianças como processo de abertura pleno de juízos, orientado pela exigência por uma experiência totalizante de familiaridade que elas se empenham por concretizar. Evidenciou-se como essa exigência, fator estruturante do mundo-da-vida da coletividade investigada, articula-se a características culturais barrocas e brasileiras e constitui-se como recurso da formação tradicional no encontro com a sociedade modernizada, pois mobiliza os sujeitos a uma inserção aberta, ativa e crítica.
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| Autor | Roberta Vasconcelos Leite |
| Editora | APPRIS |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 219 |
| Ano de edição | 2016 |
| Número de edição | 1 |

