O sistema educacional no Brasil tem vivido uma aparente contradição: de um lado, avança quantitativamente no sentido de uma maior distribuição de certificados nas instituições de ensino, mas por outro, em linhas gerais, o senso crítico a ser desenvolvido nos indivíduos ainda é pouco praticado na escola. Ante esse cenário, pensar em uma educação pública, de qualidade e socialmente referenciada, é tarefa daqueles que se contrapõem ao modo cruel desenvolvido por esse modelo de sociabilidade capitalista. Para superá-lo, a Pedagogia Histórico-Crítica se apresenta como uma teoria pedagógica contra-hegemônica que tem como finalidade a socialização igualitária dos conhecimentos sistemáticos produzidos ao longo dos tempos pela humanidade. Neste livro apresentamos a pedagogia histórico-crítica como uma indispensável aliada no processo da formação docente que vise um novo projeto de mundo, emancipado humanamente, e também sugerimos ao leitor a adoção dessa pedagogia na formação de professores de ciências para promover, portanto, esse senso crítico essencial para o futuro professor e para o país.
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| Autor | Bárbara Carine Soares Pinheiro |
| Editora | APPRIS |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 206 |
| Ano de edição | 2016 |
| Número de edição | 1 |

