Pedagogia e Psiquiatria: um estudo sobre relações entre campos é um livro destinado a educadores e profissionais da área de saúde, que buscam entender os motivos pelos quais a Pedagogia em nossos dias é atravessada por uma série de conceitos, procedimentos, saberes e práticas oriundos do campo da Psiquiatria e os possíveis efeitos dessa intersecção no cotidiano escolar. Para tanto, a obra convida o leitor a um percurso histórico de inspiração foucaultiana, em que se apresenta o surgimento da Psiquiatria Moderna no século XIX não apenas como especialidade médica, mas também como uma forma de pedagogia, por meio da instauração de uma nova terapêutica, chamada "tratamento moral". O mesmo tratamento moral foi empregado como base para sustentação dos primórdios de uma educação especial, proposta por édouard Séguin, construindo um elo entre uma Psiquiatria "pedagogizada" e uma Pedagogia cada vez mais "psiquiatrizada". Atualmente observamos desdobramentos dessa relação, com o aumento de encaminhamento de estudantes para especialistas "psi", a proliferação de diagnósticos de "transtornos" de aprendizagem e o consumo crescente de fármacos por crianças e adolescentes com intuito de incremento do rendimento escolar. A leitura de Pedagogia e Psiquiatria: um estudo sobre relações entre campos busca incitar uma crítica sobre os excessos da medicalização da pedagogia e a necessidade de preenchimento pedagógico do vazio que esse movimento produz quando converte elementos da vicissitude dos processos de escolarização em "problemas de aprendizagem".
Código: |
L004-9788547313128 |
Código de barras: |
9788547313128 |
Peso (kg): |
0,200 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
0,20 |
Autor |
Katia Cristina Silva Forli Bautheney |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
179 |
Ano de edição |
2018 |
Número de edição |
1 |