Pedagogia e Psiquiatria: um estudo sobre relações entre campos é um livro destinado a educadores e profissionais da área de saúde, que buscam entender os motivos pelos quais a Pedagogia em nossos dias é atravessada por uma série de conceitos, procedimentos, saberes e práticas oriundos do campo da Psiquiatria e os possíveis efeitos dessa intersecção no cotidiano escolar. Para tanto, a obra convida o leitor a um percurso histórico de inspiração foucaultiana, em que se apresenta o surgimento da Psiquiatria Moderna no século XIX não apenas como especialidade médica, mas também como uma forma de pedagogia, por meio da instauração de uma nova terapêutica, chamada "tratamento moral". O mesmo tratamento moral foi empregado como base para sustentação dos primórdios de uma educação especial, proposta por édouard Séguin, construindo um elo entre uma Psiquiatria "pedagogizada" e uma Pedagogia cada vez mais "psiquiatrizada". Atualmente observamos desdobramentos dessa relação, com o aumento de encaminhamento de estudantes para especialistas "psi", a proliferação de diagnósticos de "transtornos" de aprendizagem e o consumo crescente de fármacos por crianças e adolescentes com intuito de incremento do rendimento escolar. A leitura de Pedagogia e Psiquiatria: um estudo sobre relações entre campos busca incitar uma crítica sobre os excessos da medicalização da pedagogia e a necessidade de preenchimento pedagógico do vazio que esse movimento produz quando converte elementos da vicissitude dos processos de escolarização em "problemas de aprendizagem".
| Código: | L002-9788547313128 |
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| Autor | Katia Cristina Silva Forli Bautheney |
| Editora | APPRIS |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 179 |
| Ano de edição | 2018 |
| Número de edição | 1 |

