A pedagogia da Alternância é uma proposta educativa que visa à formação integral do jovem rural no aspecto intelectual e profissional, enfatizando a iniciativa própria, a criatividade individual, o trabalho em equipe, o senso de responsabilidade, de cooperação e de solidariedade. O livro “Pedagogia da Alternância: Práticas Educativas escolares de enfrentamento da exclusão social no meio rural” aborda a discussão quanto ao lugar da Pedagogia da Alternância, enquanto prática educativa desenvolvida nas Casas Familiares Rurais, na construção de uma nova organização escolar que possibilite o enfrentamento da exclusão social no meio rural, espaço marcado por desigualdades, privações, limitações, mas também, por oportunidades, desenvolvimento e crescimento profissional. A pesquisa foi realizada na Casa Familiar Rural de Frederico Westphalen, seus alunos, monitores, egressos e suas famílias. Também foram ouvidos alunos de escola regular urbana, residentes no meio rural e lideranças educacionais. Os resultados desse estudo apontam que tanto no trabalho como na organização da Casa Familiar Rural existem elementos que viabilizam uma formação voltada para o enfrentamento da exclusão social. Esses elementos fortalecem o conhecimento de novas técnicas e modos de produção, possibilitam uma prática agrícola ecológica e sustentável, melhorando o rendimento da produção e com isso elevam os lucros. Ficou claro com a pesquisa que a Casa Familiar Rural tem um lugar especial na formação dos jovens agricultores da região, compartilhando com os mesmos conhecimento e suporte técnico necessários a uma formação cidadã, mobilizada, atuante e idealizadora de novos rumos para a produção agrícola voltada para a sustentabilidade no meio rural.
Código: |
L004-9788544410547 |
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Autor |
Luci Mary Duso Pacheco |
Editora |
CRV |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
172 |
Número de edição |
1 |