Esta obra é fruto de uma pesquisa relativa ao drama como método de ensino de teatro e sua articulação com os temas transversais, utilizando-se de estudos teóricos e da própria experiência do autor como professor de Teatro. A noção de experiência discutida por Jorge Larrosa e o debate sobre reprodução proposto por Pierre Bourdieu foram caminhos explorados para refletir, de forma concreta, sobre processo educativo, prática docente e transversalidade no ensino de teatro. Primeiramente, apresenta-se um panorama do teatro-educação no Brasil e da inserção dos temas transversais – pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – no currículo escolar com base nos conteúdos da Arte, especialmente os do Teatro. Por meio de um traçado histórico e pontual do drama – também conhecido na Inglaterra por process drama e drama in Education –, emergiu a análise de uma prática em pesquisa-ação desenvolvida com professores em formação, bem como com aqueles que já atuavam na educação básica. A partir de uma série de episódios concebida por meio da peça A falecida, de Nelson Rodrigues, como pré-texto, os dados coletados e analisados permitiram um olhar mais aprofundado a respeito da articulação desse método de ensino anglo-saxônico com a transversalidade proposta para o currículo brasileiro. Conceitos como experiência, formação e reprodução permeiam toda a fundamentação e análise da pesquisa, bem como aqueles conceitos próprios do drama como método de ensino.
| Código: | L002-9786558205388 |
| Código de barras: | 9786558205388 |
| Peso (kg): | 0,200 |
| Altura (cm): | 21,00 |
| Largura (cm): | 14,80 |
| Espessura (cm): | 0,20 |
| Autor | Everton Ribeiro |
| Editora | APPRIS |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 123 |
| Ano de edição | 2020 |
| Número de edição | 1 |

